Como operamos

A Aliança Estratégica entre os fundadores agrega valor ao território ao trazer práticas avançadas de inovação e conectar novos stakeholders aos centros de pesquisa avançada que atuam na área.

Nosso objetivo é fomentar a sinergia dentro do território do conhecimento. Atuamos integrando e impulsionando programas de inovação existentes, além de lançar novos programas que complementem o ecossistema nas diversas vocações existentes na área.

A atuação dos diversos centros de pesquisa é multivocacionada. Os temas incluem Ciências Ambientais e Sustentabilidade; Ciência de Dados e Otimização, Ciência dos Materiais e Nanotecnologia, Neurociência e Neurodegeneração; Biologia Celular e Molecular; Doenças Infecciosas e Virologia; Imunologia e Desenvolvimento de Vacinas; Doenças Crônicas e Distúrbios Metabólicos. O que conecta o Distrito com diversas indústrias e aplicações, por exemplo, indústrias Farmacêutica e de Biotecnologia; Saúde e Dispositivos Médicos; Agricultura e Produção de Alimentos; Gestão de Energia e Meio Ambiente; Tecnologia da Informação e Análise de Dados; Saúde Pública e Epidemiologia.

Já estão em operação 6 programas de incubação e aceleração de hardtechs, no INOVAUSP, IPTOpen e Incubadora USP/IPEN e Green Sampa.

Serão criados programas de Venture Clienting, harmonização da avaliação de Maturidade Tecnológica no território para calibrar métricas de financiamento, e a disseminação de contratação de Impacto ambiental e social, via aproximação de fundos de impacto. Também visamos iniciativas para preencher as lacunas entre centros de pesquisa avançada e incubadoras de negócios, criando dispositivos de transferência de conhecimento e eventos de networking intersetoriais.

Finalmente, a aliança também integrará as iniciativas de treinamento e desenvolvimento de talentos, como programas de estágio, engajamento comunitário, design participativo, dias abertos em centros de pesquisa, e living labs de inovação social no território.

Esperamos que empresas, hubs e parques de inovação tecnológica em todo o mundo aproveitem colaborativamente todo o conhecimento avançado produzido pelos centros de pesquisa na área do Distrito. Ao se engajar nessas iniciativas, empresas e outros atores no ecossistema internacional e nacional podem alavancar pesquisas e inovações de ponta para criar novas oportunidades de negócios, aprimorar capacidades tecnológicas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.