“A área do distrito é o centro do “território do conhecimento” que irradia oportunidades e compreensão sobre ciência, tecnologia e inovação, atraindo as áreas vizinhas para essa vocação.”
Este ‘centro’ do território do conhecimento é um conjunto de áreas contíguas na zona oeste da cidade de São Paulo. Essa área central corresponde às áreas somadas do campus da Universidade de São Paulo, e de três institutos (IPEN, IPT e Butantan), se estendendo até o Hub Green Sampa, um vibrante polo de inovação dedicado a negócios de economia verde e azul, localizado na Praça Victor Civita.

Representando o diverso mosaico socioeconômico de São Paulo, a área está entre os bairros de Butantã (com o campus universitário e instalações dos institutos fundadores, além de espaços residenciais), do Jaguaré (mistura de zonas industriais e residenciais a serem revitalizadas), do Alto de Pinheiros (com seus espaços verdes e alto padrão de vida) e o Rio Pequeno (área residencial com um forte senso de comunidade).
“A área é margeada pelo Rio Pinheiros, que será um corredor vital de mobilidade para que todos acessem facilmente o Distrito.”
O plano Municipal Hidroviário de São Paulo – PlanHidro SP (detalhes aqui), apresentado em consulta pública em novembro de 2024, propõe a criação de orlas para navegação fluvial urbana, conectando a região do Jaguaré com outras regiões, incluindo um ecoparque na região.

O território do conhecimento em questão não se limita à uma área singular e estática. A partir do seu centro, o Distrito irradia oportunidades e entendimento para empreendedores, pesquisadores, empresas e outros visionários do ecossistema. É um ponto de partida para sua expansão espacial e de influência, promovendo uma cultura de inovação por toda a cidade e além.
O Distrito de Inovação de São Paulo tem potencial para irradiar conhecimento, como uma fonte, de reflexão, criatividade e esclarecimento. Queremos irradiar, por exemplo, o debate sobre o avanço tecnológico não como fim, mas como meio, parte de uma contínua jornada da construção de uma sociedade melhor, equitativa e sustentável.
“O território é um espaço aberto! E o Distrito atua como um imã, atraindo e encorajando talentos e organizações de valor a se juntarem a este vibrante ecossistema. “
O ecossistema participativo será enriquecido com empresas inovadoras, think tanks, ONGs, incubadoras e aceleradoras disruptivas, centros de arte e design, agências de comunicação, hospitais, agências de capital de risco e filantropia, agências inernacionais de desenvolvimento e escritórios de outras universidades internacionais. Assim, encorajamos iniciativas dos interessados a se instalarem seja na área central, mas sobretudo a povoarem e revitalizarem as áreas industriais adjacentes de forma sustentável e inclusiva.
Pretendemos co-desenvolver um território para promover habitação, lazer e cultura para estimular a inovação, comprometidos com valores sociais e ambientais para ajudar a resolver os grandes desafios que nossa sociedade enfrenta. O terriório é um espaço aberto para a coexistência de negócios sustentáveis, empreendedores, jovens talentos, pesquisadores seniores e líderes governamentais para construir o futuro.